Vincent Callebaut Architectures lançou os planos para o empreendimento de um bairro ecológico radical na Tour & Taxis, em Bruxelas, na Bélgica. Abrangendo uma área de 135.000 metros quadrados, a proposta inclui a reconversão da Gare Maritime do início do século XX, e a construção de três "florestas verticais" residenciais atingindo 100 metros de altura. A visão final do arquiteto é um bairro que abrange o progresso tecnológico, princípios de construção sustentável e renovação do patrimônio construído.
Situado a noroeste do centro da cidade de Bruxelas e construído em 1907, o parque industrial de Tour & Taxis operou originalmente como um complexo marítimo e aduaneiro. Embora a abertura das fronteiras europeias tenham tornado obsoleta a sua função original, o Gare Maritime (Terminal Marítimo) ainda encarna a arquitetura da era industrial.
De acordo com o projeto proposto, o terminal de 40 mil metros quadrados será transformado em um eco-campus para trabalho e lazer. Os cinco armazéns paralelos de ferro fundido e vidro da Gare Maritime irão acolher cada um as suas próprias identidades arquitetônicas. As intervenções contemporâneas nos cinco espaços são destacadas do edifício existente, evidenciando a adaptabilidade do projeto. Contrastando com o ferro forjado industrial da estrutura existente, o eco-campus será construído de madeira maciça e madeira laminada, reduzindo a pegada de carbono do esquema.
Quando reunidos, os cinco elementos individuais criam um campus versátil de uso misto com escritórios em espaço aberto, espaços esportivos e de lazer, comércios, bares, restaurantes e estufas. Um parque público e um canal serão trazidos dentro do Gare marítimo, criando jardins tropicais e continentais através do terminal, e estabelecendo um diálogo entre a inovação, a natureza e o patrimônio.
Ao norte da Gare Maritime, o arquiteto propõe 85.000 metros quadrados de habitações de múltiplas dimensões contidas em três "Florestas Verticais". As três estruturas alinham-se ao longo da largura da Gare Maritime, variando entre 24 e 100 metros de altura. Com elegantes curvas que contêm varandas com espécies vegetais e uma abundância de painéis solares. O objetivo do arquiteto é criar "Vilas no céu" cercadas por jardins verticais acima do contexto urbano de Bruxelas, fundindo os benefícios da vida rural e urbana.
A Gare Maritime e as "Florestas Verticais" serão ligadas por três componentes urbanos distintos. Uma grande lagoa de pântanos atrairá a biodiversidade de Bruxelas. Um antigo mercado de peixe e óleo, a Halle aux Poissons et Huille, será convertido num bar e restaurante. Finalmente, uma grande "vitória régia" artificial no meio da lagoa do pântano fornecerá espaço para eventos, exposições, e um auditório ao ar livre.
O papel dos arquitetos se estende além da mera conservação ou restauro: envolve a defesa de uma história híbrida. Esticar os limites e pensar fora da caixa; ter coragem para si e para os outros; desafiar antigas estruturas e avançar a sociedade e o nosso modo de vida ... A nossa proposta de Tour & Taxis tenta transformar esta ambição numa realidade -passo a passo- descreveram os arquitetos num recente comunicado de imprensa.
Arquitetos
Localização
Avenue du Port 86C, 1000 Bruxelas, BélgicaArquiteto Responsável
Cliente
Área
135000.0 m²Ano do projeto
2016Fotografias
Notícia via: Vincent Callebaut Architectures.